Em entrevista ao site local LM Neuquén, Guillermo contou que nunca havia visto tanto dinheiro junto, mas, mesmo endividado e tendo que abandonar a escola porque não poderia pagar, e precisava ajudar a família, jamais pensou em ficar com o valor.
"Muitos me diziam para ficar com o dinheiro, inclusive, tenho umas dívidas a pagar e me cairia bem, mas minha família me ensinou a devoltar o que não é meu", disse ele ao site.
Mas, para encontrar o dono, ele levou bastante tempo. Primeiro, avisou seu chefe na churrascaria em que é assistente de cozinha que chegaria mais tarde ao trabalho. Depois, foi até um banco tentar saber se era possível achar alguma informação a partir dos cheques, mas sem sucesso.
Quando voltou para casa, decidiu usar o Facebook e anunciou a perda em um grupo de compra e venda de artigos em Neuquen.
A ideia deu mais ou menos certo, já que, segundo Guillermo contou ao site, muitas pessoas de má-fé tentaram se aproveitar da situação. Além de pessoas tentando convencê-lo de que eram as reais donas da agenda, ele diz que recebeu ofertas de pagamento caso ele entregasse o dinheiro a elas.
Por fim, porém, ele descobriu a origem da agenda perdida: uma empresa petrolífera.
Recompensas
Logo que concluiu a boa ação, Guillermo já recebeu sua primeira recompensa: a empresa lhe pagou 2 mil pesos argentinos, o equivalente a R$ 320. Com o dinheiro, o jovem quitou suas dívidas de celular.
Nesta semana, porém, ele recebeu mais duas boas notícias. Uma delas foi um telefonema de Mauricio Macri, presidente da Argentina.
"Durou quatro minutos. Atendi o telefone e me dizem que são do 'protocolo da presidência'. Achei que era uma piada", contou Guillermo ao LM Neuquén. "Ele [Macri] me disse que, quando vier a Neuquén, vai passar pela churrascaria, e que o país precisa de gente como eu."
Mas a melhor recompensa de todas, segundo ele, foi uma bolsa para voltar à escola e terminar os estudos, que ele abandonou faltando cerca de um ano para conseguir o diploma.
O Fundo de Altos Estudos para a Nova Argentina (Faena) anunciou, nesta terça-feira (13), que deu ao jovem uma bolsa completa da fundação para finalizar seus estudos. De acordo com o LM Neuquén, Guillermo poderá estudar a distância, com material digital e a ajuda de tutores, e fazer os exames para conseguir o diploma equivalente ao nível médio na Argentina.
Fonte: G1