A Região Metropolitana de Fortaleza amanheceu com sol mas, no decorrer da manhã, houve registros de chuvas de forma rápida e intensa. Como resultado, ruas e avenidas ficaram alagadas. Em Caucaia, no bairro Jurema, os motoristas tiveram dificuldades para trafegar pela Avenida Dom Almeida Lustosa. Já na Capital, algumas ruas do Centro, como as Ruas Tristão Gonçalves, Senador Pompeu e São Paulo, ficaram alagadas. Há também alagamentos na Avenida Raul Barbosa com Rua Coronel Gonçalo, no Bairro Aerolândia.
A água acumulada também ocasionou trânsito lento na Avenida Abolição sentido Mucuripe-Centro, bem como na Avenida Raul Barbosa, no cruzamento com a Rua Coronel Gonçalo. No terminal de ônibus do Bairro Antônio Bezerra, um bueiro entupiu e a água invadiu a área de embarque e desembarque de passageiros.
De acordo com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), uma equipe realizou uma visita no local na manhã desta quarta (4). O órgão averiguou que a água era proveniente da chuva e que havia um desvio irregular para o esgoto. A Empresa de Transporte Urbano (Etufor), informou que a empresa responsável pela manutenção do terminal foi acionada para realizar os reparos necessários para o devido escoamento da água.
Precipitações na Região Metropolitana
As fortes e rápidas precipitações atingiram principalmente o litoral iniciando em Cascavel e atingindo outros municípios como Pindoretama, Aquiraz, Eusébio, Maracanaú e Caucaia. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê tempo nublado com pancadas de chuva pela manhã, tarde e noite para esta quarta-feira como também para quinta-feira (5). A máxima vai chegar a 31ºC e a mínima 23ºC.
Chuvas no Estado
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em, pelo menos, 81 municípios entre as 7h desta terça (3) e as 7h desta quarta (4). Os dados serão atualizados no decorrer do dia. A cidade de Independência, no Sertão dos Crateús, computou 70 milímetros. Em seguida aparecem Brejo Santo (66,4 milímetros) e Granja (49 milímetros).
Segundo o órgão, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de precipitações neste período do ano, mantém-se próximo ao norte do Ceará. Além dela, um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), cujo centro está a leste da região Nordeste e bordas sobre o Estado, pode favorecer a formação de áreas de instabilidade e, consequentemente, chuvas.
FONTE DN