Dom Vicente foi aluno do Seminário da Prainha em Fortaleza e ali, a exemplo do Padre Cícero em 1870, recebeu a ordenação presbiteral no dia 29 de junho de 1942 no seu caso das mãos de Dom Antônio de Almeida Lustosa, então Arcebispo Metropolitano de Fortaleza. Ele foi eleito bispo bispo auxiliar de Crato no dia 21 de abril de 1955 pelo Papa Pio XII e sua ordenação episcopal aconteceu no dia 11 de junho daquele ano na Igreja do Cristo Rei em Fortaleza.
A ordenação lhe veio das mãos de Dom Antônio de Almeida Lustosa, Dom Francisco de Assis Pires e Dom Aureliano Matos. Já a sua posse como bispo auxiliar de Crato ocorreu em agosto de 1955. Ele foi Vigário Capitular de Crato após a renúncia de Dom Francisco Pires e, no dia 22 de outubro de 1961, terminou nomeado pelo Papa João XXIII como o terceiro bispo diocesano de Crato, tomando posse no dia 19 de março de 1962.
Dom Vicente foi fundador da Faculdade de Filosofia do Crato a qual deu origem a Universidade Regional do Cariri (URCA). Ainda no Crato, fundou os colégios Pequeno Príncipe e Madre Ana Couto, a Rádio Educadora do Cariri e o Centro de Expansão da Diocese para retiros religiosos. Ele renunciou ao munus episcopal no dia 1º de junho de 1992 quando já contava com 74 anos, sendo 31 dos quais na condição de bispo titular do Crato.