-->

Cearense ganha medalha em Nova York com produto que combate gripe

O cearense Helyson Lucas Bezerra Braz, 19, natural de Iracema, conquistou medalha de bronze em uma competição de ciências realizada em Nova York, nos Estados Unidos. O produto que garantiu o prêmio ao estudante foi um antiviral natural que combate os sintomas da gripe.

Aliando o conhecimento científico com a sabedoria popular, Helyson criou uma mistura que leva polpa de acerola, goiaba, caju e óleo da semente de romã, que é eficaz contra os sintomas da gripe. “As pessoas já utilizavam eles separadamente, então eu tive a ideia de unir essas duas técnicas, essas duas propriedades, para verificar se, com a combinação destes, ia ter uma resposta mais eficiente”, afirma.

A pesquisa sobre o produto começou aos 16 anos, durante uma feira de ciências da escola. As descobertas evoluíram quando Helyson passou a estudar no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Limoeiro do Norte, onde passou a ter acesso à estrutura e orientação científica para desenvolver a pesquisa e realizar testes em laboratório que comprovaram a eficácia da mistura contra o vírus da gripe.

Os testes comprovaram que a descoberta do estudante foi dez vezes mais eficiente que o remédio fabricado em indústria. Além das simulações, Helyson continuou testando a mistura nos colegas do IFCE. Entre elas está a estudante Letícia Pinheiro Freire. “A gente participou gripada e os sintomas foram reduzidos em maios ou menos três a cinco dias”, disse.

A pesquisa de Helyson teve orientação da professora de bioquímica Renata Chastinet Braga. Juntos eles descobriram também que, bastam dois copos de 250 ml por dia da mistura para sentir os efeitos.

O estudante e a professora de bioquímica vão patentear a descoberta para colocá-la no mercado. Um dos objetivos é fazer com que o produto seja reconhecido como um fitoterápico. “Se você conseguir como fitoterápico, a liberação dele é mais fácil para as pessoas terem acesso”, explica Renata.

Fonte: G1 CE

Clique aqui para comentar