-->

Alistamento militar: chance de entrar no mercado de trabalho Para quem não busca o serviço pela internet, o funcionamento dos postos de atendimento é de 7 às 13 horas


Um soldo equivalente a um salário mínimo e oportunidade de abrir portas para se inserir no mercado de trabalho. Essas são as motivações que têm influenciado no aumento do número de jovens alistados que anseiam pela convocação e pela continuidade na carreira, podendo chegar até a 95% do voluntariado. Essa constatação é feita pelo Exército, a partir da atual demanda em busca dos postos de alistamento. Atualmente, jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2017 têm até 30 de junho para cumprir o alistamento militar obrigatório, na Junta de Serviço Militar (JSM).

Nos dois principais postos vinculados ao Exército, no Terminal Lagoa e no Ginásio Paulo Sarasate, a procura de jovens para a inscrição tem aumentado nos últimos dias, em decorrência da aproximação do fim do prazo para os nascidos em 1999. Por lei, todos os jovens devem alistar-se. O brasileiro naturalizado ou brasileiro por opção deve iniciar o processo de alistamento em um prazo de 30 dias, a contar da data em que receber o certificado de naturalização ou da assinatura do termo de opção. Mulheres estão isentas do serviço militar em tempo de paz.

Fenômeno

O chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização do Exército, que abrange 87 municípios, inclusive Fortaleza, major Antônio Cavalcante, disse que não obstante haver inscrição por meio da internet, há um aumento de demanda sempre quando se aproxima o prazo de encerramento para estar em dias com as Forças Armadas. No entanto, o fenômeno que mais chama a atenção é o crescente desinteresse pela dispensa.

O major Cavalcante, que prefere não associar o fato a algo relacionado à crise econômica que o País atravessa, acredita que tem sido a credibilidade do Exército e as oportunidades de inserção no mercado de trabalho que têm atraído um público cada vez maior para o pleito da convocação. Somente em Fortaleza, são alistados cerca de 8 mil jovens por ano.

"Se convocado, o recruta recebe um salário mínimo, farda e hospedagem gratuita nos quartéis e instalações militares. Afora a obrigatoriedade do serviço militar por um ano, há a possibilidade de seguir a carreira militar para soldados já no segundo ano, dependendo da existência de vagas", afirmou o oficial.

Conforme salientou o major Cavalcante, nos casos de se chegar ao segundo ano atuando no Exército, há sempre cursos profissionalizantes, o que aumenta ainda mais o leque de oportunidades para emprego e geração de renda. "O primeiro ano é destinado somente para a formação militar", ressaltou.

No posto de alistamento do Terminal Lagoa, no bairro de Parangaba, a chefe do setor Sandra Mendes disse que, de uma média diária de 150 inscritos, o número nas últimas semanas saltou para cerca de 220, mesmo considerando aqueles que estão fazendo as inscrições pelo sistema on-line. Na sua opinião, o crescimento da procura já requer uma ampliação dos quadros de servidores. Para atender à demanda, existem seis funcionários públicos municipais, sendo dois terceirizados.

"Há uma grande procura, inclusive daqueles que anseiam ser convocados", disse Sandra. Ela é mais direta em relacionar esse público com as dificuldades para encontrar postos de trabalho no mercado formal, principalmente por conta da atual situação do País.

Obrigatoriedade

Para quem não busca o serviço pela internet, o funcionamento dos postos é de 7 às 13 horas. O resultado dos convocados ou que receberão dispensa acontece a partir da segunda quinzena do próximo mês.

O alistamento militar deve ser realizado nos primeiros seis meses (1º de janeiro a 30 de junho) do ano em que o brasileiro completar 18 anos de idade. Após essa data, o alistado é encaminhado à seleção geral feita no ano seguinte. O alistamento não pode ser adiado.

O retardamento de incorporação, no entanto, pode ser adiado na fase de alistamento. Para que o interessado possa se alistar, é preciso a apresentação da certidão de nascimento ou documento de identidade (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte, carteira de identificação funcional ou outro documento público); comprovante de residência e uma foto 3x4.

Saiba Mais

Por lei, todos os jovens devem alistar-se;

O brasileiro naturalizado ou brasileiro por opção deve iniciar o processo de alistamento em um prazo de 30 dias, a contar da data em que receber o certificado de naturalização ou da assinatura do termo de opção;

As mulheres estão isentas do serviço militar em tempo de paz;

O recruta recebe um salário mínimo, farda e hospedagem gratuita nos quartéis e instalações militares;

Afora a obrigatoriedade do serviço militar por um ano, há a possibilidade de seguir a carreira militar para soldados já no segundo ano, dependendo a existências de vagas;

Enquete

Como você avalia a carreira militar?

"É uma boa oportunidade de emprego no momento, principalmente para se capacitar e aumentar as chances de chegar ao mercado de trabalho futuramente. Minha pretensão é ser convocado e servir"

Jonata dos Santos

Estudante

"Se for convocado, quero servir ao País como militar ou atuando em qualquer outra área da Segurança Pública. Entendo que é uma grande oportunidade dada a todos os jovens brasileiros"

Felipe do Nascimento

FONTE DN


Clique aqui para comentar