-->

Castanhão ultrapassa 7% da sua capacidade nesta Quarta-feira




Castanhão ultrapassa os 7%. Banabuiu e Orós continuam recarregando e Figueiredo atinge 6,26%

Este mês de abril tem sido favorável para o aumento do volume dos açudes. Decorre das chuvas contínuas que vêm ocorrendo no Ceará, com cheia de riachos e de alguns rios, Nas ultimas 24 horas o açude Banabuiu recebeu um aporte de 1m 08cm, já o açude Orós aumentou 16 cm.




O açude Figueiredo que atingiu a cota 81,89 nas ultimas horas chegou aos 6,26% de sua capacidade de armazenamento.




O aumento do nível do Castanhão, de 62 centímetros chegando à cota 75,71, estando no momento com 7,28% de sua capacidade. tem sido motivo de comemoração entre moradores e produtores rurais.




O Castanhão está localizado na Bacia do Médio Jaguaribe, em Alto Santo, mas o aporte decorre das chuvas no Cariri - distante mais de 200Km - Penaforte, Crato, Mauriti, Missão Velha, Ipaumirim, Cedro, Várzea Alegre, Aurora, Lavras da Mangabeira são exemplos de municípios que despejam suas águas das chuvas em riachos e rios e desaguam no Salgado. "Por isso, é importante o registro de chuva nas bacias hidrográficas, nos afluentes do rio principal", observou Raul Fritz. Há casos de chuvas na própria região que favorecem a ocorrência de cheias em açudes, como a Barragem do Batalhão, em Crateús, de pequeno porte, que está transbordando, após precipitações, nos dias 9 e 12, acima de 100mm.




O Rio Banabuiú, em Morada Nova, abaixo do açude de mesmo nome está cheio e, por isso, a Cogerh faz o bombeamento de parte da água para o Sistema de Abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza.




As chuvas mais intensas ocorreram à jusante (abaixo) do Açude Banabuiú, o terceiro maior do Estado, que está com 3,55%, um volume ainda muito baixo, mas em comparação com o início do mês, houve uma recarga de quase 3%. O nível atual é o maior em três anos. "Diferentemente do Cariri, a bacia do reservatório ainda não foi beneficiada com intensas chuvas, por isso o aporte é reduzido, e decorre de chuvas mais localizadas na própria região onde está o Banabuiú", observou Alcântara.



O Orós, o segundo maior açude do Estado, continua obtendo aporte graças ao aumento do volume do Rio Jaguaribe, em Iguatu, que recebe água da Região dos Inhamuns (Saboeiro a Tauá) e do Cariús, afluente, que é beneficiado por chuvas em parte do Cariri (Nova Olinda, Assaré, Farias Brito, Tarrafas e do próprio município de Cariús). Localizado no Alto Jaguaribe, o Orós é um açude estratégico para o abastecimento de várias cidades e localidades no Médio Jaguaribe.

Clique aqui para comentar