-->

TSE registra primeiras pesquisas de 2018 sobre corrida presidencial




As duas pesquisas foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma exigência da legislação em vigor desde o último dia 1º de janeiro.
Por Sérgio Ripardo

 Na próxima semana, serão divulgadas as duas primeiras pesquisas de 2018 sobre a corrida presidencial de outubro. Na próxima quinta-feira (25), o instituto de pesquisa Ipsos, sediado em São Paulo,  divulga um levantamento nacional com 1.200 entrevistados, ouvidos entre os dias 2 e 11 deste mês, sobre a sucessão de Michel Temer (MDB-SP).
Antes, na terça-feira (23), o instituto de pesquisa Múltipla, com sede na cidade pernambucana de Arcoverde, também promete soltar números sobre a eleição presidencial com 600 entrevistados, ouvidos entre a quinta-feira passada (18) e a próxima segunda-feira (22).
As duas pesquisas foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma exigência da legislação em vigor desde o último dia 1º de janeiro. Os dois institutos informaram os custos das pesquisas. Enquanto o Ipsos diz ter gasto R$ 183 mil para ouvir os eleitores; o Múltipla registrou despesa de R$ 15 mil.
No questionário aplicado pelo instituto paulista, são testados os nomes do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD-GO), do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), além da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, do apresentador Luciano Huck, de Joaquim Barbosa, ex-presidente do STF, e do juiz federal Sérgio Moro, da Lava-Jato em Curitiba (PR), do ex-prefeito paulistano Fernando Haddad (PT) e do senador José Serra (PSDB-SP), que nesta semana descartou a intenção de disputar a eleição em 2018.
Os entrevistados também responderam ao Ipsos sobre os nomes dos políticos com pretensão eleitoral confirmada: Lula (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT), João Doria (PSDB), Jair Bolsonaro (PSC-RJ), Manuel D’Ávila (PCdoB) e João Amoêdo (Novo).
Já o instituto pernambucano informou que o objetivo do seu levantamento é “investigar o ambiente político/eleitoral do Estado de Pernambuco”. Nas simulações para a disputa presidencial, são apresentados aos entrevistados perguntas sobre Lula, Alckmin, Bolsonaro, Manuel D’Ávila, Marina, Ciro e do senador paranaense Álvaro Dias (Podemos). Também são testados nomes da disputa para governador de Pernambuco, como o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), os senadores Fernando Bezerra (MDB), Armando Monteiro (PTB), a vereadora Marília Arraes (PT) e o governador Paulo Câmara (PSB).
O TSE também registrou pesquisa só com abrangência estadual em Alagoas pelo grupo de pesquisa de marketing São Judas Tadeu. Oficialmente, não há levantamentos sobre as eleições no Ceará.

fonte DN



Clique aqui para comentar